SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Análise dos níveis de comunicação do aluno com surdocegueira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

PASSOS, Maria de Lourdes R. da F.. A definição skinneriana de comportamento verbal e a arbitrariedade do signo lingüístico. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 269-282. ISSN 1413-389X.

O conceito lingüístico da arbitrariedade do signo lingüístico ocupa posição central na definição de Skinner do comportamento verbal. O papel das convenções da comunidade verbal, em vez de princípios mecânicos e geométricos, no estabelecimento da relação de contingência entre a resposta verbal e suas conseqüências, é crucial na distinção entre comportamento verbal e não verbal. Sugere-se uma mudança de ênfase nos elementos da definição do comportamento verbal: do agente do reforçamento, o ouvinte, para o critério de reforçamento, as convenções da comunidade verbal. A concepção de arbitrariedade da linguagem tem suas origens na filosofia da antigüidade grega e foi mantida viva, através de uma tradição ininterrupta, até a lingüística. A formulação de Skinner do comportamento verbal foi influenciada por essa tradição, em especial na versão apresentada pelo lingüista Leonard Bloomfield.

Palabras clave : Definição de comportamento verbal; Distinção comportamento verbal/não verbal; Arbitrariedade do signo lingüístico; Skinner; Bloomfield.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License