SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Hostilidad defensiva y salud: funcionamiento psicofisiológico cardiovascularGeneral distress, posttraumatic stress symptoms, and coping strategies in parents of children with cancer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GORAYEB, Maria Angela M.  e  GORAYEB, Ricardo. “O que penso e sinto”- adaptação da Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS) para o português. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 35-45. ISSN 1413-389X.

A Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS) foi traduzida e adaptada para o Português e aplicada em 374 escolares de oito a 13 anos para padronização das normas. Médias e desvios padrões são apresentados. Outras 46 crianças foram testadas em intervalos de uma e cinco semanas para avaliação da estabilidade em longo prazo. A Validade de Construto do instrumento adaptado foi aferida por meio de Análise Fatorial. Para avaliação da Validade Concorrente os pais das crianças participantes responderam a um questionário que investigou a presença de sintomas de ansiedade, os quais foram correlacionados com os escores obtidos na escala de Ansiedade. Os resultados mostram que a versão da RCMAS em Português tem boas qualidades psicométricas disponibilizando para os pesquisadores da área de Saúde Mental brasileiros um instrumento de mensuração de ansiedade manifesta em crianças.

Palavras-chave : Ansiedade; Escala; Crianças; Mensuração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License