SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1General distress, posttraumatic stress symptoms, and coping strategies in parents of children with cancerProjeto Acolher: caracterização de pacientes e relato do atendimento psicológico a pessoas sexualmente vitimadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BATTINI, Elissa; SOARES, Maria Rita Zoéga  e  ZAKIR, Norma Sant’Ana. Elaboração de software para avaliação do transtorno dismórfico corporal sob enfoque analítico-comportamental. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 63-72. ISSN 1413-389X.

A valorização da estética é uma prática cultural que vem sendo muito utilizada pela comunidade sócio-verbal, sobretudo em culturas ocidentais. Este contexto estabelece contingências que podem controlar uma série de comportamentos associados à aparência que, ao se tornarem exacerbados, passam a ser prejudiciais à medida que incluem sofrimento e alteram a rotina habitual do indivíduo. Muitos destes comportamentos podem ser identificados, segundo o Diagnostical and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM IV) como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que se caracteriza pela preocupação excessiva com uma imperfeição leve ou inexistente no corpo. A presente pesquisa pretende avaliar os sintomas do TDC, segundo os princípios da Análise do Comportamento, através de recursos visuais. A literatura tem demonstrado que pacientes com o transtorno costumam procurar dentistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos porque acreditam apresentar um defeito estritamente físico. Muitos levam anos até buscarem atendimento psicológico ou psiquiátrico. Isto faz com que os comportamentos apresentados por indivíduos com diagnóstico de TDC sejam cada vez mais persistentes e de difícil intervenção. Deste modo, a prevenção dos comportamentos atribuídos ao TDC constitui um papel importante em seu tratamento. Os objetivos do presente trabalho são descrever o software em questão e apresentar suas principais características. Para isso foram elaboradas dez situações, de acordo com a literatura sobre o TDC, descrevendo os principais problemas relacionados ao transtorno, como: distorção da imagem corporal, preocupação com partes do corpo de maneira exacerbada, alta freqüência de checagem do ‘defeito’ ao espelho ou então esquiva dele, comportamentos de fuga-esquiva diante de situações sociais devido à preocupação com o suposto defeito, comportamentos de camuflagem da parte considerada disforme, sentimentos em relação ao problema apresentado e à ausência dele e padrões de beleza idealizados. Considera-se que as situações baseadas em comportamentos freqüentes no TDC e desenvolvidas no software podem funcionar como estímulos discriminativos para que comportamentos clinicamente relevantes sejam evocados.

Palavras-chave : Avaliação; Transtorno Dismórfico Corporal; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License