SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Elaboração de software para avaliação do transtorno dismórfico corporal sob enfoque analítico-comportamentalAvaliação do efeito de um programa de intervenção comportamental sobre o comportamento de fumar cigarros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LUCANIA, Eliane Regina; MIYAZAKI, Maria Cristina de Oliveira Santos  e  DOMINGOS, Neide Aparecida Micelli. Projeto Acolher: caracterização de pacientes e relato do atendimento psicológico a pessoas sexualmente vitimadas. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 73-82. ISSN 1413-389X.

Violência sexual é um grave problema de saúde pública que atinge desde recém-nascidos a idosos. O objetivo deste estudo foi caracterizar as vítimas de violência sexual atendidas no Projeto Acolher do Hospital de Base entre dezembro/2001 e outubro/2007 e apresentar o fluxograma de atendimento: entrada na emergência do Hospital, encaminhamento ao Projeto Acolher e acompanhamento psicológico. Método: a coleta dos dados foi realizada a partir do prontuário que contém o protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual atendidas no Projeto Acolher. Resultados: foram identificados 118 atendimentos, a maioria (n: 108) do sexo feminino, principalmente adolescentes e adultos jovens. O protocolo prevê atendimento imediato médico e psicológico e encaminhamento ao Projeto Acolher para continuidade da assistência. Conclusão: a maioria das pessoas atendidas é do sexo feminino, confirmando dados da literatura. O atendimento psicológico é fundamentado no modelo cognitivo-comportamental, um modelo referência no atendimento de violência sexual.

Palavras-chave : Violência Sexual; Incidência; Saúde da Mulher; Violência Contra a Mulher; Estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License