SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The Shelter Project: characterization of patients and psychological therapy to sexual abuse victimsGroup motivational interviewing for the treatment of alcohol addiction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GAVAZZONI, Juliana Accioly  and  MARINHO-CASANOVA, Maria Luiza. Avaliação do efeito de um programa de intervenção comportamental sobre o comportamento de fumar cigarros. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 83-95. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de intervenção comportamental sobre o comportamento de fumar cigarros. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre 6 participantes, os quais na entrevista inicial apresentaram nível de monóxido de carbono (CO) de no mínimo 11 ppm (partes por milhão). Foram avaliados quanto à dependência à nicotina, sintomas de depressão e satisfação do consumidor. A verificação da abstinência foi feita pela medição do CO, realizada em todas as fases da pesquisa. O Programa teve duração de seis sessões, conduzidas semanalmente, em atendimento individual, com as seguintes estratégias de intervenção: informação sobre o tabaco, automonitoramento, controle de estímulos, redução gradual do consumo de tabaco, estratégias para aliviar os sintomas da síndrome de abstinência, prevenção de recaída e feedback fisiológico. Quatro participantes apresentaram-se abstinentes ao final do tratamento e no seguimento de um mês. Em três meses de seguimento, três participantes se mantiveram abstinentes. Foi observada relação entre níveis de dependência à nicotina baixo ou muito baixo, ausência ou sintomatologia leve para depressão em linha de base e abstinência no final da intervenção.

Keywords : Tabagismo; Psicologia da Saúde; Tratamento; Intervenção Comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License