SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Projeto Acolher: caracterização de pacientes e relato do atendimento psicológico a pessoas sexualmente vitimadasEntrevista motivacional em grupo com alcoolistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GAVAZZONI, Juliana Accioly  e  MARINHO-CASANOVA, Maria Luiza. Avaliação do efeito de um programa de intervenção comportamental sobre o comportamento de fumar cigarros. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 83-95. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de intervenção comportamental sobre o comportamento de fumar cigarros. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre 6 participantes, os quais na entrevista inicial apresentaram nível de monóxido de carbono (CO) de no mínimo 11 ppm (partes por milhão). Foram avaliados quanto à dependência à nicotina, sintomas de depressão e satisfação do consumidor. A verificação da abstinência foi feita pela medição do CO, realizada em todas as fases da pesquisa. O Programa teve duração de seis sessões, conduzidas semanalmente, em atendimento individual, com as seguintes estratégias de intervenção: informação sobre o tabaco, automonitoramento, controle de estímulos, redução gradual do consumo de tabaco, estratégias para aliviar os sintomas da síndrome de abstinência, prevenção de recaída e feedback fisiológico. Quatro participantes apresentaram-se abstinentes ao final do tratamento e no seguimento de um mês. Em três meses de seguimento, três participantes se mantiveram abstinentes. Foi observada relação entre níveis de dependência à nicotina baixo ou muito baixo, ausência ou sintomatologia leve para depressão em linha de base e abstinência no final da intervenção.

Palavras-chave : Tabagismo; Psicologia da Saúde; Tratamento; Intervenção Comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License