SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Evaluation of the effect of a behavioral intervention program on cigarette smoking behaviorIntervention in waiting room for chemical dependant outpatient: characterization and effect evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

JAEGER, Antônio; OLIVEIRA, Margareth da Silva  and  FREIRE, Suzana Dias. Entrevista motivacional em grupo com alcoolistas. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 097-106. ISSN 1413-389X.

A Entrevista Motivacional é uma intervenção breve que visa trabalhar a resolução da ambivalência frente à mudança de comportamentos dependentes. O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma experiência de aplicação da Entrevista Motivacional em um formato grupal. Contou com 36 homens com idades entre 35 a 62 anos, alcoolistas, que no início do estudo estavam em fase de desintoxicação. Os participantes foram submetidos à entrevista motivacional em um formato de grupo e avaliados duas vezes quanto ao consumo de álcool: ao iniciar o tratamento e 90 dias após o mesmo; através da entrevista semi-estruturada FORM-90. Na primeira avaliação, o consumo médio de álcool era de alto risco: aproximadamente 200 unidades de álcool por semana. Na segunda, o consumo diminuiu significativamente, sendo que mais de 60% dos participantes não tiveram consumo de álcool. A entrevista motivacional em grupo se mostra uma importante e valiosa ferramenta para o tratamento de pessoas dependentes de álcool, se apresentando como uma abordagem eficaz e economicamente viável.

Keywords : Motivação; Alcoolismo; Psicoterapia de Grupo; Psicoterapia breve.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License