SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Entrevista motivacional em grupo com alcoolistasTranstorno de personalidade anti-social e transtornos por uso de substâncias: caracterização, comorbidades e desafios ao tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CIRIBELLI, Elina Barros et al. Intervenção em sala de espera de ambulatório de dependência química: caracterização e avaliação de efeitos. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 107-118. ISSN 1413-389X.

Os objetivos deste estudo foram verificar a importância e benefícios de intervenção de apoio psicológico em sala de espera de Ambulatório de Dependência Química; caracterizar aspectos sócio demográficos dos pacientes; avaliar sintomas de ansiedade e depressão e substâncias mais utilizadas. Participaram 45 pacientes que responderam a Escala de Ansiedade e Depressão para Hospital Geral e questionário sócio demográfico e motivacional. Dos participantes, 84,44% eram do sexo masculino, idade média de 40,22 anos, 44,44% casados ou em união estável e 62,22% com ensino fundamental incompleto. As substâncias mais utilizadas foram cigarro (64,44%) e álcool (37,77%) e 71% apresentaram sintomas significativos de ansiedade e/ou depressão. Os participantes julgam a sala de espera importante para obter informações, conhecer pessoas com o mesmo problema e identificar situações de risco para o uso de drogas. Ressalta-se a importância da realização de grupos em sala de espera e da investigação de transtornos comórbidos em dependentes químicos como coadjuvante no tratamento.

Palavras-chave : Dependência química; Intervenção; Sala de espera.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License