SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Intervenção em sala de espera de ambulatório de dependência química: caracterização e avaliação de efeitosQualidade de vida, ansiedade e depressão: um exemplo de indicadores e relações na epilepsia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COSTA, Janelise Bergamaschi Paziani  e  VALERIO, Nelson Iguimar. Transtorno de personalidade anti-social e transtornos por uso de substâncias: caracterização, comorbidades e desafios ao tratamento. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 119-132. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar apontamentos da literatura a respeito do Transtorno de Personalidade Anti-Social e sua relação com o Transtorno por Uso de Substâncias. Os restritos dados indicam a coexistência de ambos em parcela significativa da população geral, clínica e penitenciária, entretanto, ainda não demonstram informações conclusivas sobre quais os tipos de associações. Indivíduos com Transtorno por Uso de Substâncias, geralmente são subdiagnosticados para o Transtorno de Personalidade Anti-Social; os tratamentos são realizados isoladamente e não consideram a co-ocorrência destes. Por suas características e campos de abrangência, o modelo baseado na teoria cognitivo-comportamental, que já contribui no tratamento de cada um, isoladamente, poderá ser um recurso relevante na abordagem simultânea de ambos os transtornos. Entretanto, há necessidade de mais pesquisas na área e atenção dos profissionais da saúde para a intervenção concomitante dos mesmos.

Palavras-chave : Personalidade; Transtorno de Personalidade Anti-Social; Drogas; Transtornos por Uso de Substâncias; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License