SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Transtorno de personalidade anti-social e transtornos por uso de substâncias: caracterização, comorbidades e desafios ao tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MENESES, Rute F.; PAIS-RIBEIRO, José  e  SILVA, António Martins da. Qualidade de vida, ansiedade e depressão: um exemplo de indicadores e relações na epilepsia. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 133-144. ISSN 1413-389X.

A identificação de preditores modificáveis da qualidade de vida (QDV) de indivíduos com epilepsia poderá ser usada para desenvolver estratégias eficazes de promoção da QDV destes mesmos indivíduos. Assim, o objectivo do presente estudo é comparar a capacidade preditiva de diferentes indicadores de ansiedade e depressão (scores vs. itens). Para o efeito, foram avaliados 99 indivíduos com clínica sugestiva de epilepsia focal, através de um Questionário Sócio-demográfico e Clínico, do SF-36 v1.0, da Escala de Função Cognitiva, da Escala de Controlo das Crises (QDV) e da Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS; ansiedade/depressão). A capacidade preditiva (R quadrado ajustado) dos scores de ansiedade e/ou depressão da HADS oscilou entre 0,161 (Desempenho Emocional) e 0,568 (Saúde Mental), não sendo nenhum destes scores da HADS preditor do Controlo das Crises; a capacidade preditiva de subgrupos de itens da HADS oscilou entre 0,115 (Controlo das Crises) e 0,683 (Saúde Mental). Os resultados indicam que os scores tradicionais/globais de ansiedade e de depressão da HADS não são tão bons preditores da QDV da amostra como subconjuntos de itens da HADS. Estes resultados apoiam um modo diferente de explorar os dados recolhidos em contextos clínicos e de investigação.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Ansiedade; Depressão; Epilepsia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License