SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Determinismo, probabilidade e análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BRANDAO, Adelaide de Souza  e  RABINOVICH, Elaine Pedreira. Crianças com/sem família de Mapele, Salvador. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 159-170. ISSN 1413-389X.

O objeto deste estudo de caso foi o modo de viver de vinte famílias de Mapele, subúrbio ferroviário de Salvador, Bahia, tomando-se como fio condutor a complexidade, a rede de significações e a perspectiva ecológica. O método utilizado para a coleta de dados foi: observação participante, diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados, apresentados como cenários e trajetórias, foram organizados em torno dos temas: ontem e hoje; vida cotidiana das famílias; violência doméstica; vida de um pescador; brincadeiras. Esses temas conduziram a considerações sobre o modo de vida na comunidade dentro de uma visão dialética quanto ao significado relativo e conjuntivo de possuir ou não possuir recursos. A fim de não continuar a se propagar uma posição colonialista, apenas mudanças estruturais e culturais no micro-sistema, no meso-sistema e no macro-sistema podem oferecer uma rede de significados que a todos inclua, os possuídos e os "des-possuídos", de modo a que todos possam vir a escolher que caminhos desejam percorrer.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Família; Ambiente social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License