SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Crianças com/sem família de Mapele, SalvadorAids e velhice: crenças e atitudes de agentes comunitários de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LAURENTI, Carolina. Determinismo, probabilidade e análise do comportamento. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 171-183. ISSN 1413-389X.

Este artigo examina o conceito de determinismo probabilístico, uma noção usualmente invocada na literatura analítico-comportamental na discussão do determinismo. Em primeiro lugar, são examinadas algumas características gerais do determinismo probabilístico em contraste com a concepção de determinismo absoluto. Argumenta-se que não parece haver diferenças significativas entre esses tipos de determinismo. Discute-se, ainda, algumas conseqüências dessa ilação para a interpretação determinista dos compromissos filosóficos da Análise do Comportamento. Em terceiro lugar, são examinadas as noções de indeterminismo epistemológico e ontológico com o fito de criticar algumas concepções canônicas do assunto. Por fim, sugere-se que uma reflexão sobre a natureza do comportamento na Análise do Comportamento pode lançar alguma luz sobre a questão da determinação e indeterminação do comportamento.

Palavras-chave : Análise do Comportamento; Determinismo; Probabilidade; Indeterminismo; Comportamento.

        · resumo em Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License