SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Determinism, probability and behavior analysisEffect of pairing auditory and specific reinforcers stimuli on auditory-visual discrimination in capuchins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

DINIZ, Raquel Farias  and  SALDANHA, Ana Alayde Werba. Aids e velhice: crenças e atitudes de agentes comunitários de saúde. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 185-198. ISSN 1413-389X.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar, em agentes comunitários de saúde (ACSs) integrados ao Programa de Saúde da Família (PSF) que atuam em municípios do estado da Paraíba, atitudes relacionadas à velhice e suas crenças sobre a AIDS, e da AIDS na especificidade deste contexto. Tratou-se de um estudo de campo de cunho quantitativo, tendo sido utilizado um Questionário de Atitudes e Crenças acerca da velhice e da AIDS, elaborado para o estudo. Os resultados apontam para uma visão positiva do idoso. Morte e término são idéias associadas à AIDS e também sugerem o desconhecimento ou descrença no tratamento. Os ACSs reconhecem a vulnerabilidade do idoso, que pode contrair o vírus por via da atividade sexual e do uso de drogas injetáveis. Os participantes acreditam que o idoso tem informações a respeito da AIDS, embora discordem da necessidade de campanhas voltadas para este público. Tais resultados sinalizam a necessidade de maior preparo destes profissionais para o atendimento e trabalho informativo sobre a temática da AIDS na velhice.

Keywords : AIDS; Agentes comunitários de saúde; Velhice; Atitudes; Crenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License