SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Determinismo, probabilidade e análise do comportamentoEfeito do pareamento de estímulos auditivos e reforços específicos sobre a discriminação auditivo-visual em macaco-prego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DINIZ, Raquel Farias  e  SALDANHA, Ana Alayde Werba. Aids e velhice: crenças e atitudes de agentes comunitários de saúde. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 185-198. ISSN 1413-389X.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar, em agentes comunitários de saúde (ACSs) integrados ao Programa de Saúde da Família (PSF) que atuam em municípios do estado da Paraíba, atitudes relacionadas à velhice e suas crenças sobre a AIDS, e da AIDS na especificidade deste contexto. Tratou-se de um estudo de campo de cunho quantitativo, tendo sido utilizado um Questionário de Atitudes e Crenças acerca da velhice e da AIDS, elaborado para o estudo. Os resultados apontam para uma visão positiva do idoso. Morte e término são idéias associadas à AIDS e também sugerem o desconhecimento ou descrença no tratamento. Os ACSs reconhecem a vulnerabilidade do idoso, que pode contrair o vírus por via da atividade sexual e do uso de drogas injetáveis. Os participantes acreditam que o idoso tem informações a respeito da AIDS, embora discordem da necessidade de campanhas voltadas para este público. Tais resultados sinalizam a necessidade de maior preparo destes profissionais para o atendimento e trabalho informativo sobre a temática da AIDS na velhice.

Palavras-chave : AIDS; Agentes comunitários de saúde; Velhice; Atitudes; Crenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License