SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aids e velhice: crenças e atitudes de agentes comunitários de saúdeVariáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; RAMOS, Camila Carvalho; GALVAO, Olavo de Faria  e  BARROS, Romariz da Silva. Efeito do pareamento de estímulos auditivos e reforços específicos sobre a discriminação auditivo-visual em macaco-prego. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 199-214. ISSN 1413-389X.

Este estudo verificou com um macaco-prego (Cebus apella) se o uso de estímulos auditivos como reforçadores condicionados específicos em discriminações com estímulos visuais facilitaria a aquisição de discriminações auditivo-visuais (DAV). No Experimento 1, um treino de reversões sucessivas de discriminação simples com dois estímulos visuais pareados com dois estímulos auditivos específicos como reforçadores condicionados foi seguido de um treino de DAV entre estes estímulos auditivos e aqueles visuais. O Experimento 2 replicou o primeiro, incluindo um terceiro par de estímulos e foi introduzido um procedimento de reforçamento primário específico. O Experimento 3 procurou treinar DAV usando tentativas em blocos (o mesmo estímulo positivo em tentativas sucessivas), retirando-se num bloco seguinte o estímulo positivo do bloco anterior. A precisão do desempenho do sujeito ficou ao nível do acaso no treino de DAV nos três experimentos. Discute-se a necessidade de o uso de diferentes estímulos auditivos e de outros procedimentos de treino de DAV em estudos subseqüentes.

Palavras-chave : Discriminação simples; Discriminação auditivo-visual; Reforço específico; Cebus apella.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License