SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Family variables and their impact on child developmentTheoretical and methodological issues in psychological research about ADHD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

VANALLI, Ana Carolina Gravena  and  BARHAM, Elizabeth Joan. A demanda para políticas públicas adicionais para trabalhadores com filhos pequenos: o caso de professoras. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 231-241. ISSN 1413-389X.

A participação feminina no mercado de trabalho aumentou nas últimas décadas, sendo que para a maioria das mulheres brasileiras, as atividades profissionais se somam às tarefas familiares. Na primeira infância dos filhos, o trabalho no lar pode ser intenso, por isso, pode-se esperar que o retorno da licença maternidade seja custoso. Neste estudo, levantaram-se formas de apoio disponíveis no âmbito de trabalho, por meio de entrevistas com 40 professoras, mães de filhos com até 2 anos de idade. A maioria das professoras recebeu pouco auxílio no trabalho. Conseqüentemente, muitas experimentavam dificuldades com tarefas profissionais importantes. As respondentes recomendaram a introdução de políticas públicas mais apoiadoras para reduzir as demandas profissionais num período crítico para a vida familiar.

Keywords : Políticas públicas; Licença maternidade; Professoras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License