SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Variáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantilDesafios teóricos e metodológicos na pesquisa psicológica sobre TDAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VANALLI, Ana Carolina Gravena  e  BARHAM, Elizabeth Joan. A demanda para políticas públicas adicionais para trabalhadores com filhos pequenos: o caso de professoras. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 231-241. ISSN 1413-389X.

A participação feminina no mercado de trabalho aumentou nas últimas décadas, sendo que para a maioria das mulheres brasileiras, as atividades profissionais se somam às tarefas familiares. Na primeira infância dos filhos, o trabalho no lar pode ser intenso, por isso, pode-se esperar que o retorno da licença maternidade seja custoso. Neste estudo, levantaram-se formas de apoio disponíveis no âmbito de trabalho, por meio de entrevistas com 40 professoras, mães de filhos com até 2 anos de idade. A maioria das professoras recebeu pouco auxílio no trabalho. Conseqüentemente, muitas experimentavam dificuldades com tarefas profissionais importantes. As respondentes recomendaram a introdução de políticas públicas mais apoiadoras para reduzir as demandas profissionais num período crítico para a vida familiar.

Palavras-chave : Políticas públicas; Licença maternidade; Professoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License