SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A demanda para políticas públicas adicionais para trabalhadores com filhos pequenos: o caso de professorasAnálise funcional de comportamentos inadequados e inclusão: uma contribuição à formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SENA, Soraya da Silva  e  SOUZA, Luciana Karine de. Desafios teóricos e metodológicos na pesquisa psicológica sobre TDAH. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 243-259. ISSN 1413-389X.

O presente texto procura identificar desafios teóricos e metodológicos implicados na pesquisa com portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Estudos empíricos e teóricos recentes, conduzidos no Brasil e no exterior, foram identificados, oriundos de áreas como Psicologia, Psiquiatria, Genética e Educação. A maioria dos trabalhos disponíveis não reconhece as disparidades entre distintas teorias e critérios para lidar com o TDAH. Disponibilizar uma revisão não apenas crítica da literatura científica atual, mas ao mesmo tempo um panorama conciso dos estudos empíricos já publicados é a meta secundária deste texto. As diferenças teóricas e metodológicas entre os estudos conscientizam para a realização de novas pesquisas, com atenção a novos desafios e aos esforços já empreendidos.

Palavras-chave : TDAH; Psicologia; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License