SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Theoretical and methodological issues in psychological research about ADHDPreparatory responses and observing responses in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FREITAS, Maria Clara de  and  MENDES, Enicéia Gonçalves. Análise funcional de comportamentos inadequados e inclusão: uma contribuição à formação de educadores. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 261-271. ISSN 1413-389X.

Análises prévias da interação de uma criança com Síndrome de Down e seus pares em uma creche indicaram dois grandes problemas: pouca aceitação pelos colegas e mediação falha das educadoras na interação entre as crianças. O presente estudo implementou e avaliou um programa de intervenção baseado na análise funcional do comportamento para proporcionar formação para os educadores solucionarem tais problemas, lidando com comportamentos desafiadores exibidos pela criança, mediando sua interação com os colegas e otimizando sua escolarização como um todo. A intervenção foi baseada na consultoria colaborativa e consistiu em discussões com os educadores acerca da identificação das funções comportamentais dos comportamentos-problema para delineamento de estratégias para solucioná-los. Ao final do programa, observaram-se salientes mudanças comportamentais exibidas tanto pela criança com deficiência, quanto pelas educadoras, com diminuição significativa dos comportamentos inadequados identificados pela análise funcional (agressivos e disruptivos), bem como aumento de intervenções efetivas, de acordo com a função comportamental.

Keywords : Inclusão escolar; Análise funcional do comportamento; Síndrome de Down; Creches.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License