SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Desafios teóricos e metodológicos na pesquisa psicológica sobre TDAHRespostas de observação e respostas preparatórias em ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FREITAS, Maria Clara de  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. Análise funcional de comportamentos inadequados e inclusão: uma contribuição à formação de educadores. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 261-271. ISSN 1413-389X.

Análises prévias da interação de uma criança com Síndrome de Down e seus pares em uma creche indicaram dois grandes problemas: pouca aceitação pelos colegas e mediação falha das educadoras na interação entre as crianças. O presente estudo implementou e avaliou um programa de intervenção baseado na análise funcional do comportamento para proporcionar formação para os educadores solucionarem tais problemas, lidando com comportamentos desafiadores exibidos pela criança, mediando sua interação com os colegas e otimizando sua escolarização como um todo. A intervenção foi baseada na consultoria colaborativa e consistiu em discussões com os educadores acerca da identificação das funções comportamentais dos comportamentos-problema para delineamento de estratégias para solucioná-los. Ao final do programa, observaram-se salientes mudanças comportamentais exibidas tanto pela criança com deficiência, quanto pelas educadoras, com diminuição significativa dos comportamentos inadequados identificados pela análise funcional (agressivos e disruptivos), bem como aumento de intervenções efetivas, de acordo com a função comportamental.

Palavras-chave : Inclusão escolar; Análise funcional do comportamento; Síndrome de Down; Creches.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License