SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Análise funcional de comportamentos inadequados e inclusão: uma contribuição à formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

TOMANARI, Gerson Yukio. Respostas de observação e respostas preparatórias em ratos. Temas psicol. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 273-288. ISSN 1413-389X.

O presente estudo avaliou o papel de respostas preparatórias sobre contingências de respostas de observação. Seis ratos privados de água foram expostos a tentativas que eram encerradas com ou sem o acionamento do bebedouro. Respostas de observação podiam produzir estímulos discriminativos do tipo de tentativa corrente. Ao longo de diferentes condições experimentais, alternou-se o mecanismo de funcionamento do bebedouro de modo que o acesso ao mesmo podia ou não ser restrito temporalmente. Supostamente, a restrição no tempo de acesso à gota d'água aumentaria a probabilidade de ocorrência de respostas preparatórias, posto que permitiria maximizar o consumo de água. Os resultados mostraram que os efeitos dos diferentes mecanismos do bebedouro refletiram-se fundamentalmente na emissão de respostas na presença dos estímulos discriminativos, não na produção dos mesmos. De modo geral, observou-se um maior número de respostas na presença do estímulo discriminativo de ausência do que de presença de água, em particular na vigência do mecanismo restritivo temporalmente.

Palavras-chave : Respostas preparatórias; Respostas de observação; Reforço independente de resposta; Ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License