SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Gnosiologia versus epistemologia: distinção entre os fundamentos psicológicos para o conhecimento individual e os fundamentos filosóficos para o conhecimento universalSaberes psicológicos na construção de uma nova cultura pedagógica (1932-1938): conteúdos, métodos, alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LOURENCO, Érika  e  CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Temas psicológicos na Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1894-1962). Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 47-62. ISSN 1413-389X.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os discursos sobre temas psicológicos presentes nos artigos publicados na Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais entre os anos de 1894 e 1962. Dentre os artigos desse periódico, foram selecionados para análise aqueles referentes ao Direito Penal e à Criminologia e, dentre esses, os que faziam referência à psicologia ou a aspectos psicológicos do ser humano. A análise desses artigos revelou que três categorias de questões sobre o psicológico se sucederam na Revista, caminhando de uma abordagem determinista e organicista para outra de cunho mais culturalista. Apesar de diferentes tendências da Psicologia terem se mostrado presentes nos discursos da Revista no período investigado, prevaleceram as concepções organicistas nas explicações da propensão ao crime. Apenas no início da década de 1960, com as propostas que apresentavam a educação como meio de prevenir o crime, surgiram indícios de superação dessas concepções.

Palavras-chave : História da psicologia no Brasil; Criminologia; Direito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License