SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Psychological issues at Federal University of Minas Gerais Law School Journal between 1894 and 1962History of psychology: contributions of ethnography and oral history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PINTO, Karina Pereira. Saberes psicológicos na construção de uma nova cultura pedagógica (1932-1938): conteúdos, métodos, alunos. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 63-79. ISSN 1413-389X.

Este artigo tem como objetivo analisar a tríade conteúdo-método-aluno em sua perspectiva de constituição de uma nova cultura pedagógica para a formação de professores, no período de 1932 a 1938. Para tal, a Escola Primária do Instituto de Educação do Rio de Janeiro é elencada como dispositivo para implementação de novas práticas pedagógicas baseadas em um novo modo de lidar com os conteúdos escolares, articulado a novos métodos de ensino e a uma nova concepção de aluno. No bojo dessas transformações, observa-se um significativo deslocamento na ênfase da prática docente: do objeto de ensino para o sujeito da aprendizagem, produzindo uma concepção de ensino característica do Instituto de Educação do Rio de Janeiro: o ensino por situações de vida real, no qual os saberes psicológicos ganham destaque.

Keywords : História da psicologia; Formação de professores; Saberes psicológicos; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License