SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Psychological knowledges in the construction of a new pedagogical culture (1932-1938): contents, methods, studentsRegistries of the history of Conselho Regional de Psicologia of the seventh region (CRP-07) in the period of the military dictatorship in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BARBOSA, Deborah Rosária  and  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. História da psicologia: contribuições da etnografia e da história oral. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 81-91. ISSN 1413-389X.

O presente artigo tem como objetivo discutir a contribuição da etnografia e da história oral para os estudos em história da psicologia. Reflete sobre a etnografia e sobre a história oral não como técnicas, mas como métodos de investigação qualitativa importantes para os estudos históricos em psicologia. A etnografia tem contribuído cada dia mais para as pesquisas em psicologia, e a história oral, especialmente utilizada no campo historiográfico, tem sido de grande importância para o avanço de investigações em história da psicologia. Este trabalho explicita as diferenças da metodologia qualitativa em contraposição a outras existentes, descreve os aspectos da etnografia e da história oral, apontando suas diferenciações, similitudes e a sua importância para a pesquisa contemporânea em psicologia.

Keywords : Etnografia; História oral; História da psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License