SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1History of psychology: contributions of ethnography and oral historyHistory of psychology in Santa Catarina State: creation of the undergraduate program in psychology at UFSC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SCARPARO, Helena  and  OZORIO, Jeanice da Cunha. Registros históricos do Conselho de Psicologia da sétima região (CRP-07) no período da ditadura no Brasil. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 93-104. ISSN 1413-389X.

O texto relata resultados de uma investigação acerca da criação do Conselho Regional de Psicologia da sétima região, em 1974, na vigência da Ditadura Militar no Brasil. Através das análises de depoimentos de ex-conselheiros, do exame de documentos e da análise de imagens, foi possível compreender estratégias de instalação e gestão do CRP-07 no que se refere ao contexto histórico, à consecução de espaços formais para a profissão, às lutas coletivas e às preocupações com a formação em Psicologia. A partir da análise dessas estratégias se constatam ambigüidades da sociedade brasileira quanto à vida política do País, nas diferentes etapas do processo do golpe civil-militar. As peculiaridades históricas e políticas deste período favorecem reflexões acerca da profissão, especialmente no que se refere aos lugares sociais e políticos por ela ocupados desde sua oficialização, em 1962.

Keywords : História da Psicologia no Brasil; Golpe civil-militar; CRP-07.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License