SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Registries of the history of Conselho Regional de Psicologia of the seventh region (CRP-07) in the period of the military dictatorship in BrazilIdeas circulated in São Paulo during the historical process of regulating the profession of psychologist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Trajetórias da história da psicologia em Santa Catarina: criação do curso de psicologia na UFSC. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 105-118. ISSN 1413-389X.

O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completou, em 2008, trinta anos de implantação, sendo um marco na história da psicologia em Santa Catarina, por ser o primeiro curso do Estado, mudando o perfil da profissão na região. O objetivo da pesquisa foi conhecer a história da criação do Departamento de Psicologia e do respectivo Curso de Graduação, sua relação com o momento histórico da universidade e com o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Santa Catarina, destacando o contexto da consolidação da profissão de psicologia neste Estado. Para tanto, situa-se a história da psicologia em Santa Catarina anterior à criação do Curso de Psicologia da UFSC, justamente para que se possa compreender a importância deste fato histórico na trajetória desta ciência e profissão no Estado. Depois, descreve-se como ocorreram os meandros da criação do Departamento de Psicologia na UFSC, e os caminhos trilhados para a criação do referido curso. Por fim, discute-se o papel deste no cenário hodierno na psicologia em Santa Catarina e no Brasil.

Keywords : História da Formação em Psicologia; História das Instituições em Psicologia; Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina; História da Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License