SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Registros históricos do Conselho de Psicologia da sétima região (CRP-07) no período da ditadura no BrasilIdéias divulgadas em São Paulo durante o processo histórico da regulamentação da profissão de psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Trajetórias da história da psicologia em Santa Catarina: criação do curso de psicologia na UFSC. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 105-118. ISSN 1413-389X.

O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completou, em 2008, trinta anos de implantação, sendo um marco na história da psicologia em Santa Catarina, por ser o primeiro curso do Estado, mudando o perfil da profissão na região. O objetivo da pesquisa foi conhecer a história da criação do Departamento de Psicologia e do respectivo Curso de Graduação, sua relação com o momento histórico da universidade e com o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Santa Catarina, destacando o contexto da consolidação da profissão de psicologia neste Estado. Para tanto, situa-se a história da psicologia em Santa Catarina anterior à criação do Curso de Psicologia da UFSC, justamente para que se possa compreender a importância deste fato histórico na trajetória desta ciência e profissão no Estado. Depois, descreve-se como ocorreram os meandros da criação do Departamento de Psicologia na UFSC, e os caminhos trilhados para a criação do referido curso. Por fim, discute-se o papel deste no cenário hodierno na psicologia em Santa Catarina e no Brasil.

Palavras-chave : História da Formação em Psicologia; História das Instituições em Psicologia; Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License