SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Idéias divulgadas em São Paulo durante o processo histórico da regulamentação da profissão de psicólogoO psicólogo na saúde pública: formação e inserção profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RODRIGUES, Anderson de Brito. História da psicologia em Goiás. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 135-150. ISSN 1413-389X.

O artigo objetiva problematizar os saberes, as práticas e os discursos psicológicos que contribuíram para a construção do campo da psicologia em Goiás. Para o alcance desse objetivo, procurou-se compreender as raízes da psicologia no Brasil nos períodos colonial e imperial, assim como o processo de desenvolvimento dessa ciência no interior de áreas como a medicina e a educação. O texto permite compreender que a psicologia, no decorrer de sua história em Goiás, esteve relacionada à medicina e à educação. Pode-se dizer que os conhecimentos psicológicos foram fundamentais na difusão de uma nova concepção de educação, de criança e de sociedade, concepções estas que iam ao encontro do modelo de homem idealizado pelos projetos de modernização da sociedade e da cultura de Goiás.

Palavras-chave : História da psicologia em Goiás; Relação psicologia e educação; Formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License