SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1História da psicologia em GoiásPsicologia do trânsito no Brasil: de onde veio e para onde caminha? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PIRES, Ana Cláudia Tolentino  e  BRAGA, Tânia Moron Saes. O psicólogo na saúde pública: formação e inserção profissional. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 151-162. ISSN 1413-389X.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura a respeito da inserção do psicólogo na saúde pública no Brasil, sua formação e atuação profissionais. Verifica-se que a regulamentação da Psicologia como profissão ocorreu há 45 anos, enquanto a inserção do psicólogo na saúde pública se deu somente 20 anos depois, porém de forma descontextualizada e vinculada apenas à saúde mental. Os autores defendem a ideia de que a Psicologia na saúde não pode limitar-se apenas à saúde mental, mas sim desenvolver práticas que atendam às necessidades da população, em seu contexto integral. Quanto à formação profissional, enfatizam-se a necessidade de fortalecimento técnico e teórico, o aprimoramento de práticas curriculares que promovam e sustentem os seus modelos de atuação, bem como a ampliação dos serviços em um contexto global, focalizando, sobretudo, as necessidades locais e propostas vinculadas à saúde pública.

Palavras-chave : Psicologia da saúde; Saúde pública; Formação do psicólogo; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License