SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O psicólogo na saúde pública: formação e inserção profissionalConsideração Positiva Incondicional no sistema teórico de Carl Rogers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Fábio Henrique Vieira de Cristo e  e  GUNTHER, Hartmut. Psicologia do trânsito no Brasil: de onde veio e para onde caminha?. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 163-175. ISSN 1413-389X.

Neste artigo, são abordados aspectos históricos da psicologia do trânsito no Brasil: o desenvolvimento dos primeiros estudos psicotécnicos com motoristas para a promoção da segurança no trânsito e a importância dos Departamentos de Trânsito (DETRANs) na institucionalização e expansão da psicologia brasileira. Ao final, são sugeridas direções futuras de pesquisa e trabalho nesta área, em face às novas oportunidades e desafios que emergem com maior intensidade no século XXI, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida urbana, prejudicada com os congestionamentos e a poluição atmosférica.

Palavras-chave : Comportamento no trânsito; Circulação humana; Qualidade de vida urbana; Psicologia do trânsito; História da psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License