SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Psicologia do trânsito no Brasil: de onde veio e para onde caminha?Da teoria do apego à Rede de Significações: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e a psicologia do desenvolvimento brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Consideração Positiva Incondicional no sistema teórico de Carl Rogers. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 177-190. ISSN 1413-389X.

Este artigo analisa o constructo Consideração Positiva Incondicional proposto por Carl Rogers como uma das três condições necessárias e suficientes para uma mudança construtiva na pessoa, como resultado de trocas interpessoais. Para se compreender a evolução histórica do mesmo, tomou-se como ponto de referência o artigo "The necessary sufficient conditions of therapeutic personality change", publicado em 1957. A análise empreendida mostra que Rogers, desde 1940, apresenta as ideias básicas do constructo, embora não utilizando o termo Consideração Positiva Incondicional; é a preocupação em testar suas hipóteses que leva o autor a defini-lo, com precisão, no artigo de 1957. No período posterior a essa data, o constructo é empregado com enunciados diferentes, em vários contextos, e apresentado também como aceitação, estima e apreço. A pesquisa bibliográfica empreendida permitiu estabelecer não só a evolução histórica do constructo, como também uma configuração geral do mesmo.

Palavras-chave : Consideração Positiva Incondicional; Abordagem Centrada na Pessoa; Pesquisa documental; Pesquisa Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License