SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Consideração Positiva Incondicional no sistema teórico de Carl RogersConstrução terminológica e conceitual do controle aversivo: período Thorndike-Skinner e algumas divergências remanescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DARAHEM, Gabriela Campos; SILVA, Ana Paula Soares da  e  COSTA, Nina Rosa do Amaral. Da teoria do apego à Rede de Significações: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e a psicologia do desenvolvimento brasileira. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 191-207. ISSN 1413-389X.

Este artigo relata a trajetória de pesquisa traçada pela professora Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira ao longo de sua carreira acadêmica. Essa trajetória foi dividida em três fases que marcam o movimento conceitual que a professora faz, partindo do estudo aprofundado da teoria do apego em direção à construção de uma perspectiva que concebe o desenvolvimento humano como uma rede de significações. Utilizando alguns dos mais importantes trabalhos desenvolvidos pela professora, tais como artigos e livros, bem como uma entrevista datada de 2006, mostra-se de que maneira a história da professora se entrelaça com a história da Psicologia do Desenvolvimento no Brasil. Fica evidente a importância da professora Maria Clotilde para esta área, uma vez que seu nome é conhecido nacional e internacionalmente quando se fala de temas como educação infantil e, mais atualmente, adoção, abrigamento e acolhimento familiar.

Palavras-chave : História da psicologia; Teoria do apego; Rede de significações; Rossetti-Ferreira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License