SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Silvia Lane: uma contribuição aos estudos sobre a Psicologia Social no BrasilTécnica de governo e práticas psicológicas: humanismo e empreendedorismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GOULART, Maria Stella Brandão. Teoria Crítica em Habermas: diálogos com Psicologia Social. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 247-259. ISSN 1413-389X.

O artigo trata de uma das várias perspectivas da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt: a de Jürgen Habermas. Aponta-se para o relativo desconhecimento da obra desse filósofo, que representa a segunda geração da Escola, no campo da Psicologia Social. É feita uma apresentação da Teoria da Ação Comunicativa focando seus principais conceitos e raízes. São destacados, deste conjunto de informações, o sistema tripartide de organização social e a dualidade da racionalidade (comunicativa e instrumental) que orienta a ação coletiva e os sistemas. Conclui-se indicando algumas contribuições especificas desta Teoria Crítica para a Psicologia Social e seus estudos historiográficos.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Democracia; Psicologia Social; Ação coletiva; Interação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License