SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Teoria Crítica em Habermas: diálogos com Psicologia SocialEnsino de História da Psicologia e desenhos animados: possibilidades de novas articulações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FERREIRA, Arthur Arruda Leal; CURVELLO, Flávio Vieira  e  MONTEIRO, Gabriel Gouvêa. Técnica de governo e práticas psicológicas: humanismo e empreendedorismo. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 261-274. ISSN 1413-389X.

A partir do tema da governamentalidade proposto por Foucault e aprofundado por Nikolas Rose, este estudo visa delinear quais são as possíveis tecnologias de gestão trazidas por algumas práticas patrocinadas pela psicologia humanista, especialmente no contexto organizacional e no trabalho com pequenas comunidades. É neste território que pode ser encontrado um claro exemplo do que os autores acima citados classificaram como modo de governo liberal (independente da doutrina econômica liberal). Isto, pois aqui se reúnem claramente os modos de governo pela liberdade e pela autenticidade, assim como a incitação aos modos empreendedoristas de vida, almejando-se a auto-gestão do próprio sucesso.

Palavras-chave : Genealogia do governo; História do indivíduo; Psicologia humanista; Psicologia organizacional; Administração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License