SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Governmental techniques and psychological practices: humanistic psychology and entrepreneurship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LHULLIER, Cristina. Ensino de História da Psicologia e desenhos animados: possibilidades de novas articulações. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 275-284. ISSN 1413-389X.

Os professores do ensino superior devem estar atentos para o desenvolvimento de recursos pedagógicos que possibilitem novas oportunidades de aprendizagem para os estudantes. Este artigo pretende descrever a utilização, pela autora, do desenho animado de longa metragem George, o Curioso na disciplina de História e Sistemas em Psicologia I durante o ano de 2008 . Esse filme possibilita a articulação dos conceitos e das teorias do Funcionalismo com a história contada na tela. As vantagens desse tipo de recurso incluem a menor duração dos desenhos animados quando comparados com filmes com atores, permitindo melhor uso do tempo em sala de aula, e também a facilidade em identificar os tópicos levantados pelo professor, pois o roteiro pressupõe consistência de comportamento dos personagens, narrativa linear e desfecho explicativo. Longe de promover uma infantilização dos estudantes, esse recurso abre uma via de diálogo entre estes e a ciência psicológica, resgatando a ludicidade da aprendizagem.

Keywords : História da psicologia; Desenho animado; Ensino de psicologia; Recursos pedagógicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License