SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Fotografia como arte do trauma e imagem-ação: jogo de espectros na fotografia de desaparecidos das ditaduras na América LatinaViolências, elaboração onírica e o horizonte testemunhal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

LA TAILLE, Yves de. Moralidade e violência: a questão da legitimação de atos violentos. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 329-341. ISSN 1413-389X.

O presente artigo visa avaliar as contribuições da Psicologia Moral para o estudo da violência. Começamos por estabelecer as relações entre a moral, a ética e a violência. Em seguida, apresentamos o modelo teórico que nós adotamos, e que leva o nome de "construção da personalidade ética". Prosseguimos fazendo uma revisão das teorias psicológicas que visam explicar o fenômeno da violência. Finalmente, defendemos a hipótese segundo a qual a violência pode ser consequência da ausência de limites morais que a coibiriam ou decorrência da construção da identidade do sujeito, sendo, nesse caso, a violência valor social.

Palabras clave : Moral; Ética; Violência; Psicologia moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License