SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Morality and violence: legitimating acts of violence in questionFIQUE VIVO: na FEBEM-SP: violence and ethical limits in psychological practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ENDO, Paulo Cesar. Violências, elaboração onírica e o horizonte testemunhal. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 343-349. ISSN 1413-389X.

Este artigo pretende discutir o testemunho como paradigma da luta contra os efeitos das catástrofes e atrocidades. Ele examinará brevemente a escrita do testemunho e suas narrativas como a expressão de um radical descontentamento interno. Entretanto, o fracasso do testemunho evidencia claramente a tensão entre as atrocidades e a linguagem, entre a representação e a ausência de representação. Ao mesmo tempo, as mentiras, os enganos, a falta e o vazio são aspectos importantes dos sonhos. Isso foi observado por Freud em seu trabalho intitulado A Interpretação dos Sonhos, publicado em 1900. Tentaremos demonstrar que a dinâmica dos sonhos é um importante ponto de partida para compreender a riqueza e a complexidade dos testemunhos em nossos dias.

Keywords : Psicanálise; Testemunho; Sigmund Freud; Elaboração onírica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License