SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Violencies, work of dreams and the horizon of testimonyPre adolescents' perceptions about the authority of the family and school over interpersonal conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GUIRADO, Marlene. FIQUE VIVO: na FEBEM-SP: a violência no limite da ética no exercício da psicologia. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 351-357. ISSN 1413-389X.

A violência será aqui tratada na trama das relações do exercício profissional, quando este se dá no interior de outras práticas instituídas. Mais especificamente, quando ele se dá em meio a práticas de atendimento ao segmento da população jovem em conflito com a lei e sob custódia do Estado e da Justiça. A marca mais evidente das relações institucionais desse atendimento é a violência: como desenvolver um trabalho psicológico, educacional e de cidadania, em tal contexto? Como trabalhar o direito à cidadania se o ponto de partida é o estado de reclusão da clientela? Até onde o trabalho, nessas condições pode se garantir num limite ético? Qual é esse limite? Todos os aspectos acima serão apresentados a partir das ações do Projeto FIQUE VIVO! na FEBEM-SP, entre 1999 e 2004. Basicamente, serão apresentadas as possibilidades da psicologia, quando seus procedimentos e conceitos ordinários podem ser revisitados.

Keywords : Psicologia; Instituição; Relações de poder; Violência; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License