SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Violências, elaboração onírica e o horizonte testemunhalViolência e educação: a percepção de pré-adolescentes sobre a autoridade da escola e da família no conflito interpessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GUIRADO, Marlene. FIQUE VIVO: na FEBEM-SP: a violência no limite da ética no exercício da psicologia. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 351-357. ISSN 1413-389X.

A violência será aqui tratada na trama das relações do exercício profissional, quando este se dá no interior de outras práticas instituídas. Mais especificamente, quando ele se dá em meio a práticas de atendimento ao segmento da população jovem em conflito com a lei e sob custódia do Estado e da Justiça. A marca mais evidente das relações institucionais desse atendimento é a violência: como desenvolver um trabalho psicológico, educacional e de cidadania, em tal contexto? Como trabalhar o direito à cidadania se o ponto de partida é o estado de reclusão da clientela? Até onde o trabalho, nessas condições pode se garantir num limite ético? Qual é esse limite? Todos os aspectos acima serão apresentados a partir das ações do Projeto FIQUE VIVO! na FEBEM-SP, entre 1999 e 2004. Basicamente, serão apresentadas as possibilidades da psicologia, quando seus procedimentos e conceitos ordinários podem ser revisitados.

Palavras-chave : Psicologia; Instituição; Relações de poder; Violência; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License