SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2FIQUE VIVO: na FEBEM-SP: a violência no limite da ética no exercício da psicologiaO cuidado na educação contra a violência na primeira infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEME, Maria Isabel da Silva. Violência e educação: a percepção de pré-adolescentes sobre a autoridade da escola e da família no conflito interpessoal. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 359-370. ISSN 1413-389X.

O trabalho analisa a violência que pode resultar do conflito interpessoal entre pares na escola, a partir de dados coletados pela autora. Como esta instituição atribui os conflitos que ocorrem em seu interior à ausência de educação por parte da família, dados da literatura que abordam a percepção que o pré-adolescente tem da autoridade familiar e da escolar são trazidos para refletir sobre a questão. A grande maioria dos estudos mostra que as crianças e os adolescentes reconhecem e legitimam o direito de seus pais e da escola intervirem em questões morais como o uso da violência para resolver conflitos, resguardando, porém, seu direito à autonomia em questões pessoais e convencionais.

Palavras-chave : Conflito; Escola; Família; Autoridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License