SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Violência e educação: a percepção de pré-adolescentes sobre a autoridade da escola e da família no conflito interpessoalAnálise da destrutividade em adictos a drogas: contribuição a uma abordagem psicoterapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SEKKEL, Marie Claire. O cuidado na educação contra a violência na primeira infância. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 371-376. ISSN 1413-389X.

O objetivo desse trabalho é discutir a importância do cuidado na perspectiva de uma educação contra a violência, especialmente na primeira infância, e também ao longo da vida. Alguns pontos serão colocados em destaque: as concepções de cuidado nas práticas educativas, que são variadas e contraditórias; a necessidade de abertura à experiência com o outro; a consideração de que o cuidado nas relações com as crianças coloca em questão a prioridade deste junto aos professores e outros profissionais da educação infantil; a relação do eixo educar/cuidar com a concepção de educação inclusiva.

Palavras-chave : Cuidado; Educação infantil; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License