SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Care in education against violence in early childhoodThe intellectual in the information society: study concerning subjectivity, knowledge and communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOUZA, Maria Abigail de  and  KALLAS, Renata Galves Merino. Análise da destrutividade em adictos a drogas: contribuição a uma abordagem psicoterapêutica. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 377-391. ISSN 1413-389X.

A compreensão teórica do fenômeno de adicção a drogas, bem como a análise da destrutividade presente na dinâmica transferencial destes pacientes revela-se fator imprescindível para melhor direcionamento interventivo, na medida em que esta destrutividade evidencia-se não só como fonte de perturbação do desenvolvimento psíquico, mas também pela grande dificuldade que representa para uma abordagem psicoterapêutica. Neste trabalho, objetiva-se demonstrar a importância da análise da destrutividade em adictos a drogas, o que será realizado através da apresentação de suas excessivas manifestações de violência e agressividade. Expressão destrutiva que será ilustrada a partir de resultados obtidos com sujeitos adictos a drogas, 39 pacientes em situação de psicodiagnóstico e 26 pacientes em psicoterapia de orientação psicanalítica, atendidos pelas autoras em instituições públicas de Saúde Mental, em Centros de Saúde vinculados ao problema de Álcool e Drogas e na Clínica Psicológica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Será discutida a importância dos aspectos destrutivos observados no diagnóstico psicológico, no que concerne às vinculações com o narcisismo e as relações objetais, pressupondo diferentes níveis de estruturação psíquica. Os dados obtidos em psicoterapia serão objeto de considerações e sugestões para indicação de intervenção psicoterapêutica de maior eficácia.

Keywords : Droga (Vício); Agressividade; Teste de Rorschach; Psicoterapia Psicanalítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License