SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2De gestores e cães de guarda: sobre psicologia e violênciaAviso de incêndio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Pedro Fernando da. Violência, natureza e cultura: considerações acerca da sedimentação psíquica da violência difusa. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 417-431. ISSN 1413-389X.

O objetivo deste ensaio é examinar algumas implicações do entrelaçamento entre natureza e cultura para a análise e crítica da violência difusa. Considerando o impacto provocado pelas determinações sociais sobre a adaptação às condições de existência, argumenta-se que a internalização da violência, historicamente presente como uma das principais mediações do processo de constituição psíquica dos indivíduos, favorece a sedimentação de conteúdos destrutivos na esfera pulsional. Para fundamentar a suposição de que essa violência difusa se consolida como uma segunda natureza recorre-se ao entendimento comum aos pensadores frankfurtianos de que a história da civilização tem se caracterizado pela continuidade da dominação. A regressão psíquica, exigida para o ajustamento à hierarquia social, completa o cerceamento das possibilidades de autonomia individual: a internalização da violência se tornou condição sine qua non da sobrevivência. Em contraposição a esse processo, resta à crítica explicitar o caráter cultural e histórico da barbárie, bem como os mecanismos psicossociais que favorecem sua conversão em força pulsional, pois assim pode contribuir para desmistificar sua suposta origem na natureza biológica.

Palabras clave : Violência; Dominação; Barbárie; Teoria Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License