SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Aviso de incêndioReorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica de estudos experimentais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

WECHSLER, Amanda Muglia  y  AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. Correspondência verbal: um panorama nacional e internacional das publicações. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 437-447. ISSN 1413-389X.

Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o não verbal de um indivíduo. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento, em periódicos nacionais e internacionais, com o tema de correspondência verbal, no período de 1960 a 2008. Foram pesquisadas palavras-chave que se relacionassem com o tema de correspondência verbal, nas bases de dados eletrônicas: Indexpsi, Psychinfo, Scielo, Bireme, Lilacs, JABA e JEAB. Foram encontradas 60 publicações relacionadas ao tema, sendo 93,33% internacionais e 6,66% brasileiras. Conclui-se que a produção sobre o tema ainda é muito escassa, principalmente no Brasil. Apesar disso, há grande variedade de delineamentos metodológicos, o que possibilita entender melhor o fenômeno da correspondência verbal.

Palabras clave : Comportamento operante; Comportamento verbal; Correspondência verbal; Estado da arte; Dizer e fazer.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License