SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Correspondência verbal: um panorama nacional e internacional das publicaçõesBicicleta e transferência modal: uma investigação em Aracaju índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ALMEIDA, João Henrique de  y  HAYDU, Verônica Bender. Reorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica de estudos experimentais. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 449-462. ISSN 1413-389X.

Classe de estímulos equivalentes pode ser definida como um conjunto de estímulos que são substituíveis ou intercambiáveis em certos contextos e apresentam as propriedades de reflexividade, de simetria e de transitividade. Estudos sobre o modelo da equivalência de estímulos têm demonstrado grande abrangência em sua aplicação tanto ao contexto clínico, como ao educacional, mas investigações relativas à reorganização desse tipo de classe apresentaram resultados controversos. Este artigo revisou a bibliografia de estudos que investigaram variáveis que afetam a reorganização de classes de equivalência, visando esclarecer a questão de serem ou não as classes passíveis de reorganização quando as contingência são rearranjadas. Algumas implicações teóricas desses estudos são discutidas e algumas questões de pesquisa para estudos futuros são sugeridas.

Palabras clave : Equivalência de estímulos; Relações de equivalência; Reorganização de classes de estímulos equivalentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License