SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Reorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica de estudos experimentaisAndar de bicicleta: constribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ARAUJO, Marley Rosana Melo de et al. Bicicleta e transferência modal: uma investigação em Aracaju. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 463-480. ISSN 1413-389X.

Atualmente, o trânsito constitui problema urbano que motiva várias soluções de engenharia, dentre elas, a transferência modal. Em Aracaju-SE, essa solução poderia ser viabilizada pelo uso da bicicleta. Este estudo objetivou investigar o uso da bicicleta e seus determinantes junto aos aracajuanos, com que finalidade a bicicleta é utilizada (lazer/esporte ou transporte) e os aspectos que medeiam esse uso. Foram ouvidos 326 sujeitos, de ambos os sexos, moradores do Conjunto Orlando Dantas. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte estão mais expostas ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Conclui-se que a bicicleta ainda não contribui efetivamente para a realização de transferências modais, mesmo apresentando um potencial a ser explorado pelos programas de organização do trânsito.

Palabras clave : Psicologia do trânsito; Transferência modal; Bicicleta; Trânsito; Aracaju.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License