SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Bicicleta e transferência modal: uma investigação em AracajuFundamentos da avaliação psicológica e a produção de "imagens psíquicas" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ARAUJO, Marley Rosana Melo de et al. Andar de bicicleta: constribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 481-495. ISSN 1413-389X.

À medida que as cidades crescem, o trânsito transforma-se em problema urbano. Este estudo objetivou investigar as características e o comportamento de aracajuanos usuários da bicicleta, com a finalidade de discutir suas contribuições em termos de mobilidade, acessibilidade e mediação de affordances. Foram ouvidos 140 sujeitos, de ambos os sexos. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que usuários da bicicleta como meio de transporte encontram-se mais expostos ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Usuários da bicicleta com o objetivo de lazer/esporte concentram seus passeios nas imediações de suas moradias, o que possibilita um conhecimento único das particularidades deste lugar. Conclui-se que, para que a bicicleta possa ser viabilizada como facilitadora da mobilidade urbana, é necessário direcionar investimentos para essa área, os quais se mostram relativamente baratos.

Palabras clave : Psicologia do trânsito; Bicicleta; Mobilidade urbana; Affordances.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License