SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Andar de bicicleta: constribuições de um estudo psicológico sobre mobilidadePráticas de socialização e desenvolvimento na educação infantil: contribuições da psicologia sociocultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FARIAS, Francisco Ramos de. Fundamentos da avaliação psicológica e a produção de "imagens psíquicas". Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 497-510. ISSN 1413-389X.

Objetiva-se, neste trabalho, circunscrever os fundamentos da avaliação psicológica, destacando o advento da Ciência Moderna que possibilitou pensar a dinâmica psíquica expressa em termos de grandezas matemáticas. Pretende-se diferenciar duas modalidades de procedimentos do diagnóstico psicológico e alertar que a avaliação diagnóstica deve seguir uma postura ética, senão produz representações sociais que transformam o homem em sombras de objeto. No entanto, a realização do tratamento requer a construção prévia de um saber sobre a doença e o doente. Em circunstâncias apriorísticas, o acento recai em um traço da vida psíquica, indicando que a afecção psíquica, captada pela objetividade, é referenda apenas pela utilização dos instrumentos psicológicos. Por outro lado, focalizando os arranjos subjetivos, tem-se de postular a existência de uma estrutura psíquica não revelada a priori. Por isso, somente após o término de um tratamento, pode-se formular um diagnóstico estrutural. Além disso, o processo de avaliação intervém a subjetividade do avaliador, sendo preciso considerar esse aspecto. Contudo, a cautela é fundamental, para evitar a pressa de se formular um quadro nosológico, como tradução do estado psíquico. A reticência tem seu valor, pois adverte o clínico para não reduzir uma subjetividade pulsante a uma objetividade científica. Eis o encaminhamento a ser seguido na investigação realizada com detentos em uma unidade prisional.

Palabras clave : Diagnóstico psicológico; Fenômeno psíquico; Estrutura psíquica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License