SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Práticas de socialização e desenvolvimento na educação infantil: contribuições da psicologia socioculturalInstrumentos específicos para mensurar a qualidade de vida na demência: levantamento, descrição, análise e comparação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COSTA, Aline Alberti Veronez da  e  FIORONI, Luciana Nogueira. Avaliação de Grupos Terapêuticos Comportamentais como estratégia de tratamento para pacientes depressivos. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 527-539. ISSN 1413-389X.

O trabalho apresentado investigou se determinados procedimentos/técnicas comportamentais aplicados em um Grupo Terapêutico proporcionam alterações nos escores do inventário de depressão de Beck (BDI), além de oferecer uma explicação da etiologia da depressão de uma perspectiva da análise do comportamento, proposta por Dougher e Hackbert (1994). Para tanto, o inventário BDI foi aplicado a quatro pacientes depressivas cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família da cidade de São Carlos antes e após sua participação em oito sessões de grupoterapia. Como resultado, foi observada uma diminuição nos escores obtidos por todas as participantes na aplicação do inventário após a realização das sessões terapêuticas, em relação à primeira aplicação. Além disso, dados relatados pelas participantes sobre seus históricos de vida e contingências atuais confirmaram os achados de Dougher e Hackbert a respeito das causas e consequências do comportamento depressivo.

Palavras-chave : Grupo comportamental; Depressão; Saúde da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License