SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Avaliação de Grupos Terapêuticos Comportamentais como estratégia de tratamento para pacientes depressivosO desafio histórico de "tornar-se um homem homossexual": um exercício de construção de identidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

INOUYE, Keika; PEDRAZZANI, Elisete Silva; PAVARINI, Sofia Cristina Iost  e  BARHAM, Elizabeth Joan. Instrumentos específicos para mensurar a qualidade de vida na demência: levantamento, descrição, análise e comparação. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 541-552. ISSN 1413-389X.

Este estudo teve como objetivo apresentar brevemente alguns instrumentos específicos para mensurar a qualidade de vida na demência, visando ajudar pesquisadores e clínicos a selecionarem aqueles que seriam mais adequados para os casos por eles assistidos, bem como apontar lacunas nesta temática. A revisão foi realizada, em 2008, por meio do sistema MEDLINE/PUBMED usando a combinação, em inglês, das seguintes palavras-chave: instrumento, medida, escala, qualidade de vida e demência. Os trabalhos encontrados que tratavam especificamente de instrumentos de medida de qualidade de vida na demência foram separados para análise quanto ao enfoque de avaliação, população-alvo no que se refere ao grau de demência, dados de aplicação, dimensões consideradas e estudos de validade. Dos instrumentos específicos encontrados, apenas um foi traduzido, adaptado e validado para a cultura brasileira, também percebemos que poucos instrumentos foram pesquisados para avaliações longitudinais, apontando importantes temas que podem ser explorados em futuras pesquisas.

Palavras-chave : Escalas; Instrumentos de pesquisa; Qualidade de vida; Demência; Doença de Alzheimer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License